Mecanismo do Spring Drive 
O gosto de um relógio mecânico
+
Alta precisão equivalente a um relógio de quartzo
É este o conceito do Spring Drive.
Comecemos pelo método de acionamento de um relógio.
O método de acionamento de um relógio divide-se em dois tipos.
São de tipo mecânico e de quartzo.
Num relógio mecânico, a mola principal é enrolada e o seu poder de desenrolamento move os ponteiros.
Mecanismo espantoso criado por um artesanato de alta qualidade, e a admiração vai para os artesãos qualificados com paixão.
É possível sentir o apreço e o toque pessoal dos artesãos no som do tique-taque.
Por outro lado, nos relógios de quartzo, o quartzo é oscilado por uma pilha e os ponteiros são rodados por um motor.
Caracteriza-se pela exatidão, utilizando tecnologia de ponta.
Como é que é o Spring Drive?
Não se trata de um relógio mecânico nem de um relógio de quartzo.
Numa palavra, trata-se de um “relógio mecânico com uma precisão equivalente à de um relógio de quartzo”.
O Spring Drive é um sistema de acionamento autónomo que atinge uma precisão equivalente à de um relógio de quartzo apenas com a energia da mola principal e não tem pilha, motor ou pilha secundária.
O Spring Drive garante uma precisão equivalente à do quartzo, utilizando uma mola principal.
O Spring Drive é o mecanismo de propriedade da Seiko, que só é possível graças à combinação única de competências da SEIKO em microengenharia mecânica e eletrónica.
Então, como é que é possível atingir um tal grau de precisão?
Mecanismo do Spring Drive 
A potência da mola principal é regulada por controlo eletrónico. É essa a essência do Spring Drive.
O que controla a precisão de um relógio mecânico é a mola de balanço, uma parte da unidade de regulação da velocidade, chamada balanço.
Esta parte influencia a precisão até certo ponto, porque é feita de metal que se expande e contrai com as mudanças de temperatura.
O Spring Drive é completamente diferente de um relógio mecânico nesta unidade de regulação de velocidade.
O Spring Drive é alimentado por uma mola principal, mas adopta uma unidade eletrónica de regulação de velocidade que inclui um gerador, CI e um oscilador de cristal.
Com um pouco mais de detalhe, na extremidade da roda do comboio que move os ponteiros, existe uma série de rodas que aumentam a velocidade com uma roda deslizante.
O poder de desenrolamento da mola principal faz girar a roda deslizante, gerando eletricidade na bobina para acionar o oscilador de cristal e o CI.
O CI controla a velocidade de rotação da roda deslizante aplicando e libertando o travão eletromagnético, enquanto compara a precisão dos sinais eléctricos gerados pelo oscilador de cristal e a velocidade de rotação da roda deslizante.
Além disso, ao tornar eficiente a transferência de energia da roda do comboio e ao adotar um CI que funciona com baixo consumo de energia, é possível obter uma reserva de energia muito superior à dos relógios mecânicos normais.
Um sistema de acionamento sem precedentes que oferece precisão de quartzo.
Este é o Spring Drive.
Mecanismo do Spring Drive 
Eis a descrição passo-a-passo do Spring Drive de uma forma fácil de compreender.
É assim que funciona o Spring Drive.
-
Mola principal
-
Mecanismo de acionamento • Ponteiros
-
Regulador trissíncrono
A mola principal é enrolada pela rotação do peso oscilante (ou pela rotação da coroa) e o seu desenrolamento é a única fonte de energia.
A força de desenrolamento da mola principal é transmitida através do Mecanismo de acionamento para mover os ponteiros. Não há motor nem bateria montados.
A força de desenrolamento da mola principal também faz rodar a roda deslizante. Isto gera uma pequena eletricidade na bobina para acionar o CI e o oscilador de cristal. Ao mesmo tempo, é gerado um campo magnético elétrico na roda deslizante. O CI deteta a velocidade de rotação da roda deslizante com base na precisão dos sinais eléctricos do oscilador de cristal e ajusta a velocidade de rotação da roda deslizante enquanto aplica e liberta o travão eletromagnético.