> INTRODUÇÃO - Relógio Spring drive - > Diferenças entre o Spring Drive e o relógio mecânico

Diferenças entre o Spring Drive e o relógio mecânico

Para o Spring Drive, a mola principal é enrolada e a força de desenrolamento da mola principal move os ponteiros da mesma forma que o relógio mecânico.
Difere do relógio mecânico apenas na unidade de regulação da velocidade (mecanismo de controlo da precisão).

 

Mudança de temperatura

A precisão dos relógios mecânicos depende de uma mola de balanço ligada a uma peça chamada balanço. Esta peça tem propriedades de expansão e contração com as mudanças de temperatura e influencia a precisão de um relógio. A precisão do Spring Drive nunca é muito influenciada pelas mudanças de temperatura, como acontece com os relógios mecânicos, uma vez que o oscilador de cristal a controla.

(Nota)

A precisão do Spring Drive é obtida sob a condição de o relógio ser usado no pulso num intervalo de temperaturas entre 5°C e 35°C.

Diferença na posição

Nos relógios mecânicos, a precisão é influenciada mesmo por uma diferença na posição ou direção de um relógio. Isto também é causado pelo balanço que controla a precisão dos relógios mecânicos. Devido à diferença de posição, a área onde o eixo da balança entra em contacto com outras peças é diferente, e essas diferenças de resistência influenciam a precisão. Como o Spring Drive adopta um oscilador de cristal e não uma balança, a precisão não é influenciada por uma diferença de posição.

Impacto

Os relógios mecânicos são suscetíveis a impactos. Se um relógio mecânico foi sujeito a um impacto, a amplitude de vibração do balanço (ângulo em que o balanço roda para a direita e para a esquerda) é alterada, e até a forma da mola do balanço é alterada. A este respeito, o Spring Drive é superior aos relógios mecânicos em termos de resistência ao impacto, porque adopta um oscilador de cristal e não um balanço.

Revisão

As peças que ficam gastas ou gravemente danificadas são o balanço, a forquilha de balanço e a roda de escape e pinhão, que são coletivamente designados por unidade de regulação da velocidade ou escape. Estas peças “entram em contacto ou colidem” mutuamente e controlam o desenrolar da mola principal.

No caso do Spring Drive, o desgaste e os danos são menores do que nos relógios mecânicos, uma vez que a velocidade de rotação da roda deslizante é ajustada por um travão eletromagnético “sem contacto”. No entanto, como a estrutura do trem de engrenagens é a mesma dos relógios mecânicos, o pó de abrasão pode ser gerado pelo contacto das rodas e dos pinhões. Recomenda-se uma revisão a cada três ou quatro anos.