30 30e Mar 30e 2022 Comunicado de Imprensa

A primeira complicação mecânica da Grand Seiko combina um mecanismo de força constante e um turbilhão integrados em um mesmo eixo.

Juntos, o movimento do novo mecanismo e seu som peculiar conferem ao Kodo seu batimento cardíaco característico.

Hoje é um novo marco nos sessenta e dois anos de história da Grand Seiko com a introdução do primeiro relógio de complicação mecânica da marca, o Grand Seiko Kodo Constant-force Tourbillon. Em seu interior encontra-se um movimento exclusivamente inovador que proporciona um nível de precisão estável incomparável para a Grand Seiko ao combinar um turbilhão e um mecanismo de força constante integrados em um mesmo eixo pela primeira vez na história da relojoaria.

O relógio é chamado Kodo, a palavra japonesa para batimentos cardíacos. Com seu visual exclusivo durante o movimento e com seu som cuidadosamente desenvolvido, este relógio revolucionário revela sua vitalidade audiovisual graças ao design de movimento aberto e ao verso da caixa de safira.

O mais notável é a forma como o mecanismo de força constante e o turbilhão foram integrados para permitir a criação de um design global que está em perfeita harmonia com os valores da Grand Seiko e cuja engenhosidade técnica está contida em um relógio de enorme requinte e uso.

O Grand Seiko Kodo estará disponível como edição limitada de vinte peças, em outubro de 2022.

Do conceito à realidade

Em 2020, a Grand Seiko lançou o "T0 Constant-force Tourbillon", um movimento conceitual que incorporou este mecanismo patenteado. Para dar vida ao conceito em um relógio acabado, foi necessária a dedicação completa de uma equipe composta por designers, engenheiros e artesãos encarregados da montagem e acabamento do movimento e da caixa. Cada um dos 340 componentes do calibre foi reexaminado e, quando necessário, redesenhado e novamente projetado para produção. O resultado foi o Calibre 9ST1. Além de ser menor do que seu antecessor, o Calibre 9ST1 é um movimento de alta precisão que permanece estável por mais tempo, graças ao mecanismo de força constante. Além disso, o Calibre 9ST1 estabelece um novo padrão de precisão, no qual cada movimento é testado por 48 horas em cada uma das seis posições e em três temperaturas. Isto é duas vezes o tempo da Grand Seiko e do padrão da indústria. Cada movimento é avaliado ao longo de 34 dias para verificar sua precisão e, quando os testes são concluídos e esse novo padrão é atendido ou superado, as características de desempenho de cada movimento são definidas no certificado individual fornecido com cada relógio.

Desde o início do projeto até a execução do Kodo em sua forma final, foram necessários dez anos de habilidade, dedicação e trabalho árduo.

Inovação em precisão, beleza e som

Gaiola do constant-force (esquerda) e gaiola do tourbillon (direita) estão integradas.

O Calibre 9ST1 é complexo em sua engenharia e design, mas se baseia na simples percepção de que a integração de um mecanismo de força constante e um turbilhão integrados em um mesmo eixo traria benefícios práticos. Como não há rodas ou outros componentes entre os dois mecanismos, não há perda ou alteração no torque transmitido do mecanismo de força constante para a roda de balanço. Isso leva a um aumento da duração de 50 horas para o mecanismo de força constante e uma maior estabilidade do balanço. Juntas, essas características proporcionam a precisão muito estável do movimento. Além disso, e de forma crucial para a Grand Seiko, foi possível reduzir o volume do movimento, permitindo que a estética da Grand Seiko fosse respeitada e que o relógio ficasse absolutamente prático de usar e perfeitamente confortável no pulso.

A integração dos dois mecanismos permite o uso otimizado do espaço.

A integração dos dois mecanismos cria um efeito visual deslumbrante. A gaiola interna do turbilhão gira suavemente à medida que o balanço vibra firmemente a 8 batidas por segundo e a gaiola externa do constant-force segue sua rotação em intervalos exatos de um segundo. Os sons do escapamento e do impulso uma vez por segundo do mecanismo de força constante se harmonizam com este ritmo visual regular para criar, para os olhos e para os ouvidos, um batimento cardíaco profundamente satisfatório e tranquilizador. Existe um encanto poderoso mas suave ao som que é definido como a 16ª nota ou semicolcheia o que se possibilita ao 9ST1 ser o movimento com a maior frequência* existente para incorporar um mecanismo de força constante.
* A partir de fevereiro de 2022* com base na pesquisa da Grand Seiko.

Embora este relógio notável seja um novo ponto de partida para a relojoaria da Grand Seiko, a praticidade que distingue a Grand Seiko ainda é plenamente perceptível em todos os detalhes. A gaiola do constant-force possui um rubi em um de seus braços, que funciona como um pequeno ponteiro de segundos. O relógio incorpora uma função de hacking para que a gaiola giratória do turbilhão possa ser parada quando a coroa for puxada, permitindo que a hora seja ajustada para segundo preciso. O ponteiro das horas tem uma faceta extra na ponta para melhorar sua legibilidade. Adicionalmente, o Kodo oferece 10 ATM de resistência à água.

Luz, sombra e espaço

O verso da caixa em cristal de safira revela a beleza do acabamento do movimento e sua estrutura complexa.

Graças à integração dos dois mecanismos principais, o calibre 9ST1 tem espaço para respirar dentro da caixa e espaço suficiente para a luz penetrar, tanto pela frente quanto pela parte de trás da caixa, revelando a beleza do acabamento manual. Pela mesma razão, a delicada interação entre a luz e a sombra, que é fundamental para a estética da Grand Seiko está presente para ser desfrutada nos sutis gradientes de sombra, ângulos e texturas. Cada componente principal é meticulosamente acabado à mão usando uma variedade de técnicas para proporcionar ao movimento o brilho silencioso e duradouro que é a marca registrada da Grand Seiko.

A caixa é feita tanto da Platina 950 como do Titânio Resistente e Brilhante da Grand Seiko para alcançar uma beleza duradoura. Algumas peças da caixa de ambos os materiais são polidas com Zaratsu e outras têm um fino acabamento; ambos os processos são finalizados à mão por artesãos altamente qualificados para garantir que, de todos os ângulos, seja revelada uma harmonia visualmente agradável. Os dois materiais da caixa combinam-se de forma mais evidente na extremidade afunilada das alças, onde uma pequena abertura entre cada alça adiciona leveza e aspecto singular ao design geral.

A experiência da Grand Seiko no polimento manual é evidente na forma como as superfícies de Platina 950 e de Titânio Resistente e Brilhante estão perfeitamente harmonizadas.

O relógio é oferecido com uma pulseira de couro de bezerro especialmente tratada da mesma forma tradicional que foi usada para criar o material de alta durabilidade usado na armadura do Samurai. A superfície da pulseira é pintada à mão com laca Urushi em um processo de múltiplas camadas que confere à pulseira um brilho delicado. O relógio também acompanha uma pulseira alternativa de crocodilo.

Um novo estúdio no coração de Ginza

O relógio foi projetado por um grupo de elite de relojoeiros e designers da Grand Seiko que farão parte do novo estúdio, o Atelier Ginza, situado em Ginza, Tóquio, onde Kintaro Hattori iniciou seus negócios em 1881. O objetivo do estúdio é criar relógios verdadeiramente únicos que reflitam a determinação de Kintaro de que sua empresa deve sempre envidar esforços para fazer os melhores relógios do mundo.

Com a criação do Grand Seiko Kodo e o estabelecimento do Atelier Ginza, a Grand Seiko criou um novo palco sobre o qual, nos próximos anos, um novo futuro será construído.

SLGT003

Grand Seiko Kodo Constant-force Tourbillon: SLGT003

Calibre 9ST1
Mecanismo: corda manual